Você está visualizando atualmente O que é o ph da água e qual a sua importância para o consumo?

O que é o ph da água e qual a sua importância para o consumo?

Você já parou para pensar sobre o que é o pH da água e como ele afeta a qualidade da água que consumimos? Em nossas rotinas agitadas, muitas vezes deixamos de considerar esse elemento fundamental para nossa saúde.

O pH da água refere-se à medida da acidez ou alcalinidade presente na água e pode oferecer tanto benefícios quanto malefícios, dependendo do seu nível. Compreender esse conceito e seu impacto não só afeta a qualidade da água que bebemos, mas também nossa saúde geral na medida em que consumimos essa água diariamente.

Conscientes disso, torna-se crucial que prestemos mais atenção ao pH da água, a fim de garantir um consumo mais saudável e consciente. Portanto, ao entender e cuidar da qualidade da água que consumimos, podemos desfrutar de uma melhora significativa em nossa saúde e qualidade de vida no geral.

O objetivo deste artigo é ajudar você a entender melhor o que é o pH da água, qual é o nível ideal de pH que a água deve ter para ser apropriada para o consumo, e qual é a importância desse conceito para o nosso consumo diário.

Entendendo o conceito de pH

Entendendo o conceito de pH, é importante saber que esta sigla representa o Potencial Hidrogeniônico. Esta medida é fundamental na avaliação do grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de qualquer líquido. De maneira geral, o pH funciona como uma escala que mede quão rica ou pobre é uma substância em íons de hidrogênio.

A escala do pH vai de 0 a 14. Todo pH inferior a 6 é considerado ácido e, quanto mais próximo de zero, mais ácido se torna o líquido, consequentemente pior para a saúde. Já os valores acima de 7 indicam alcalinidade. A água pura, por exemplo, tem um pH neutro de 7.

E qual a relação disso com a qualidade da água que consumimos? A acidez ou alcalinidade da água podem afetar diretamente a sua qualidade, influenciando em características como o sabor e a cor, além do impacto em nossa saúde. O pH da água pode ainda afetar a eficácia de tratamentos químicos para sua purificação.

O pH ideal da água para consumo humano está unitariamente acima de 7. Na faixa de 7 a 10, a água é considerada alcalina e, portanto, benéfica para a nossa saúde. Isso se dá porque a água alcalina pode ajudar a neutralizar os ácidos no nosso corpo, equilibrando o pH do nosso organismo e contribuindo para a manutenção da nossa saúde.

Assim, podemos perceber que o pH é um dos parâmetros básicos e essenciais na avaliação da qualidade da água. Apesar de muitas vezes ser esquecido, este dado é fundamental para garantirmos a potabilidade da água que ingerimos todos os dias, nos certificando de que estamos consumindo um recurso seguro para nossa saúde.

Processo de medição do pH da água

Podemos citar algumas técnicas para medir o pH da água, uma delas por meio das fitas de pH, ou tiras indicadoras de pH. Estas fitas possuem um lado coberto por uma série de substâncias químicas que mudam de cor ao entrar em contato com a água, indicando assim o valor de seu pH.

Distribuídas geralmente em uma escala de 0 a 14, as fitas precisam ser mergulhadas na água e, em seguida, é realizada uma comparação da cor resultante com uma escala de cores que identifica os diferentes valores de pH. Cada tonalidade corresponde a um valor específico.

No entanto, para uma medição mais precisa do pH, pode-se usar um aparelho chamado de pHmetro. Este aparelho contém um eletrodo sensível a íons de hidrogênio e um circuito potenciométrico capaz de medir a voltagem, ou Potencial Hidrogeniônico.

O funcionamento do pHmetro baseia-se na construção e calibração de uma escala de pH que esteja em conformidade com o sistema tampão de hidrogênio. A centralidade dessa escala é o pH 7,000, que corresponde à neutralidade.

Entretanto, é primordial que, para uma precisão adequada, o pHmetro seja calibrado com duas soluções de valores conhecidos, geralmente em pH 7,000 e 4,005. Ao mergulhar o eletrodo nessas soluções, o aparelho ajusta a escala de medição com base nesses valores conhecidos, tornando-se apto para medir com precisão o pH de outras soluções aquosas.

Efeitos do consumo de água com pH desequilibrado

Ao consumirmos água com um pH inferior a 6, o organismo enfrenta a enorme tarefa de tentar neutralizar essa acidez e, muitas vezes, falha no processo, pois o pH do sangue humano, idealmente, deve estar entre 7,35 e 7,45. Nessa faixa, o corpo opera de maneira eficiente, com os sistemas metabólicos e imunológicos funcionando com precisão ótima.

No entanto, quando a água consumida tem um pH abaixo de 6, essa acidez aumentada no corpo inibe a capacidade do organismo de desempenhar sua função normal de eliminar toxinas. Essas toxinas se acumulam e influenciam negativamente o equilíbrio interno, tornando o corpo mais vulnerável a várias aflições.

Um ambiente corporal ácido se torna o terreno ideal para parasitas e microrganismos patogênicos prosperarem, tornando o corpo mais propenso a infecções. Um ambiente ácido também é um gatilho comum para várias doenças degenerativas, como artrite e osteoporose, advindas da constante extração de minerais alcalinos dos ossos para neutralizar a acidez.

Além disso, um estado geralmente ácido do corpo, também conhecido como acidose, pode afetar negativamente outros aspectos do bem-estar de alguém, provocando:

  • Fadiga;
  • Fraqueza muscular;
  • Dor nas articulações; e
  • Confusão mental.

Como manter a água em um nível de pH apropriado para consumo

Em conclusão, a manutenção do pH adequado da água é fundamental para preservar a saúde humana, evitando doenças e complicações que poderiam ser facilmente prevenidas. O consumo de água com um pH equilibrado não é apenas uma questão de saúde pessoal, mas também coletiva, pois tem impacto direto na qualidade de vida da sociedade como um todo.

Uma das soluções mais eficazes e práticas para garantir a ingestão de água em um pH apropriado é através do uso de ionizadores, como o oferecido pela Kangen Brasil, que é capaz de fornecer água alcalina com pH de até 9.

Este equipamento, além de ser uma ótima ferramenta para cuidar da sua saúde, também garante um sabor muito mais puro para a água.

Portanto, se você tem a intenção de cuidar da sua saúde e da saúde de sua família, entre em contato com a equipe Kangen Brasil agora mesmo e entenda mais sobre como o ionizador de água alcalina Kangen pode mudar a qualidade da água que você consome diariamente!

Deixe um comentário